Periodontologia
Destartarização
Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro, reduz a acumulação de bactérias, ajuda eventuais inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no nosso dia-a-dia.
O que é a placa bacteriana?
A placa é uma película que se forma constantemente em todas as áreas dos dentes. É composta por bactérias, subprodutos bacterianos e pela sua saliva. Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa atacam o esmalte dos dentes.
O que é o tártaro?
Os minerais da saliva combinam-se com a placa bacteriana na superfície dos dentes e solidificam o que torna a remoção da mesma mais difícil. A sua escova de dentes e fio dentario não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. O tártaro só pode ser removido durante uma consulta de medicina dentária.
Como se faz ?
Com o auxilio de instrumentos apropriados remove-se o tártaro existente nos dentes, de seguida utiliza-se o jacto de bicarbonato para remover manchas mais difíceis.
Quando se deve fazer ?
A destartarização deve ser feita pelo menos 2 vezes no ano (de 6 em 6 meses).
Quais os benefícios da destartarização ?
Os dentes ficam com melhor aparência, mais brancos, limpos e brilhantes. A limpeza dos dentes previne problemas dentários tais como as cáries, a gengivite, a periodontite e muitos outros.