Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade que tem a capacidade de corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares que não se encontram corretamente posicionados. O tratamento ortodontico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável. O médico especialista nesta área chama-se ortodontista, e é quem determina através de um estudo clínico composto de moldes, fotografias e radiografias se é possível e recomendado avançar com o caso ortodontico. Existem diferentes tipos de aparelhos, tanto fixos, como removíveis que são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, bem como retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.

Um sorriso bonito e confiante é um fator impulsionador de auto-estima em qualquer idade. Nos doentes adultos a utilização de um aparelho fixo possibilita um sorriso cuidado e bonito. Se apresentar algumas das situações abaixo pode necessitar de um tratamento ortodontico:

 

  • Mordida aberta – espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
  • Mordida cruzada anterior– a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida cruzada– a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  • Sobremordida– algumas vezes chamada de “dentes salientes” – este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
  • Diastema– espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Desvio de linha mediana– quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Apinhamento– quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Prevenção ortodontica infantil

Mesmo que os dentes do seu filho pareçam alinhados pode existir um problema em desenvolvimento. Certas anomalias de crescimento beneficiam de um tratamento precoce otimizando os resultados finais que serão obtidos. Este tratamento precoce interceta um problema ortopédico (relacionado com o desenvolvimento ósseo) ou ortodontico (relacionado com os dentes) evitando ou minimizando a sua expressão. Assim sendo, pode-se simplificar ou evitar um tratamento numa idade mais tardia.

Médicos Disponíveis