Periodontologia

A doença periodontal é uma das principais causas da perda dentária em adultos. É causada principalmente pela placa bacteriana que se acumula sobre os dentes e as gengivas, que quando não tratada pode provocar a perda dos dentes. O tratamento periodontal consiste na descontaminação das superfícies radiculares dos dentes por meios mecânicos e químicos, evitando a evolução da destruição dos tecidos de suporte do dente. A regeneração dos tecidos danificados poderá por vezes ser realizada recorrendo a enxertos gengivais e/ou ósseos.

Tratamento e /ou prevenção de problemas gengivais….

Destartarização

Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro, reduz a acumulação de bactérias, ajuda eventuais inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no nosso dia-a-dia.

O que é a placa bacteriana?

A placa é uma película que se forma constantemente em todas as áreas dos dentes. É composta por bactérias, subprodutos bacterianos e pela sua saliva. Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa atacam o esmalte dos dentes.

O que é o tártaro?

Os minerais da saliva combinam-se com a placa bacteriana na superfície dos dentes e solidificam o que torna a remoção da mesma mais difícil. A sua escova de dentes e fio dentario não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. O tártaro só pode ser removido durante uma consulta de medicina dentária.

Como se faz ?

Com o auxilio de instrumentos apropriados remove-se o tártaro existente nos dentes, de seguida utiliza-se o jacto de bicarbonato para remover manchas mais difíceis.

Quando se deve fazer ?

A destartarização deve ser feita pelo menos 2 vezes no ano (de 6 em 6 meses).

Quais os benefícios da destartarização ?

Os dentes ficam com melhor aparência, mais brancos, limpos e brilhantes. A limpeza dos dentes previne problemas dentários tais como as cáries, a gengivite, a periodontite e muitos outros.

Médicos Disponíveis